Em homenagem ao 80º aniversário do arquiteto Ricardo Bofill em dezembro passado, o fotógrafo Sebastian Weiss registrou a icônica Muralla Roja em Calp, Espanha. O projeto habitacional faz referência à arquitetura popular do Mediterrâneo e foi inspirado nos tradicionais casbás. As cores vibrantes das fachadas externas e internas contrastam com o entorno natural.
Desenhado como uma fortaleza, o projeto parece emergir dos penhascos rochosos. Através das fotografias de Weiss, o aspecto labiríntico do projeto é revelado: o desenho corresponde a um plano geométrico preciso baseado na tipologia da cruz grega, e sua organização desafia a divisão entre o espaço público e privado por meio de sua reinterpretação do casbá, espécie de cidadela murada tradicional no norte da África.
Caracterizado por uma série de escadas, platôs e passarelas interligadas, o projeto é uma ilustração moderna da circulação em um casbá típico.
As escadas e elementos de circulação, recebem diferentes tonalidades de azul, em contraste com as cores quentes usadas nas fachadas dos blocos residenciais.
Fotos de Sebastian Weiss